UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 14h07

Obama chega a Cabul para visita surpresa ao Afeganistão

Por Jeff Mason

CABUL (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste domingo a Cabul para uma visita não anunciada ao Afeganistão. É a primeira viagem dele ao país desde que se tornou presidente e comandante-chefe do esforço de guerra liderado pelos EUA.

Durante a visita, Obama deve se encontrar com o presidente afegão, Hamid Karzai, participar de uma reunião entre o gabinete de Karzai e autoridades norte-americanas, e fazer um discurso para militares dos EUA no país.

Uma autoridade da Casa Branca, falando antes da viagem de Obama, disse que ele pretende obter do general Stanley McChrystal, comandante dos EUA e da Otan, e do embaixador norte-americano, Karl Eikenberry, uma atualização da guerra.

Em dezembro, Obama determinou o envio de um contingente extra de 30 mil soldados ao Afeganistão e estabeleceu o prazo de meados de 2011 para iniciar a retirada das tropas. A elevação do contingente está em andamento.

A vitória doméstica de Obama, ao conseguir a aprovação da reforma de saúde dos Estados Unidos, lhe dá espaço político para voltar sua atenção à guerra no Afeganistão, que tem dividido opiniões nos EUA por conta das baixas, dos custos e da corrupção de líderes afegãos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host