UOL Notícias Notícias
 

28/03/2010 - 16h33

Santos e Sanin lideram nas eleições colombianas, diz pesquisa

BOGOTÁ (Reuters) - O ex-ministro colombiano da Defesa Juan Manuel Santos lidera a corrida presidentcial para as eleições de maio, mas pode enfrentar a candidata conservadora Noemi Sanin em um segundo turno em junho, segundo pesquisa divulgada neste domingo.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, um importante aliado dos Estados Unidos na América do Sul, renunciará este ano, após dois mandatos dominados por sua campanha contra rebeldes, e qualquer candidato que sucedê-lo deve manter suas populares políticas de segurança e investimento.

Santos, líder do Partido U, de Uribe, tem 36 por cento das intenções de voto enquanto Sanin, ex-ministra de Relações Exteriores, conta com 17 por cento no primeiro turno, segundo pesquisa do Ipsos-Napoleon Franco publicada da revista semanal Semana.

Os resultados da pesquisa deste domingo refletem dois outros levantamentos recentes, que indicam um provável segundo turno entre Santos e Sanin, ambos alegando serem herdeiros da bem sucedida campanha de segurança de Uribe, e prometem maior desenvolvimento social e econômico.

Seu rival mais próximo é o independente e ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, com 9 por cento das intenções de voto, seguido pelo ex-aliado de Uribe German Vargas Lleras, com 8 por cento, e o candidato da oposição, o esquerdita Gustavo Petro, com 6 por cento, segundo a pesquisa.

Para ganhar a eleição já no primeiro turno, um candidato precisa assegurar 50 por cento dos votos. Nenhum dos dois principais candidatos contam com apoio suficiente no momento para evitar um segundo turno em junho.

De acordo com a pesquisa, Santos ganharia um segundo turno com 44 por cento dos votos, ante os 30 por cento de Sanin.

(Reportagem de Patrick Markey em Bogotá)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host