UOL Notícias Notícias
 
02/04/2010 - 11h31

Líder do clero alemão diz lamentar abusos

Por Erik Kirschbaum

BERLIM (Reuters) - A Igreja Católica da Alemanha errou e foi abalada ao não auxiliar vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero, disse na sexta-feira o arcebispo Robert Zollitsch, presidente da Conferência Episcopal local.

Ele afirmou esperar que a Sexta-Feira Santa seja "um recomeço tão urgentemente necessário para a Igreja," após a série de denuncias de abusos físicos e sexuais contra crianças, agravados pelas suspeitas de acobertamento.

Zollitsch disse que os casos de abuso enchem a Igreja de "pesar, horror e vergonha," e que "a dor infligida às vítimas, que foram incapazes de expressar em palavras seu sofrimento por muitos anos," abalou a instituição.

"Foram abertas feridas que dificilmente poderão ser curadas. Hoje a Igreja está consciente de que, em uma situação social diferente, ela não fez o suficiente para ajudar as vítimas, por causa da frustração com as dolorosas falhas dos perpetradores e devido a preocupações falsamente compreendidas sobre a imagem da Igreja."

Para o arcebispo, a Igreja tem de chegar a termos com a realidade, mesmo que isso seja doloroso. Ele acrescentou que haverá uma oração pelas vítimas na Sexta-Feira Santa -- "por aqueles no meio do povo de Deus na comunidade da Igreja a quem uma grande injustiça foi feita, que foram abusados e cujos corpos e almas foram machucados."

Nas últimas décadas, mais de 250 pessoas sofreram abusos em escolas católicas da Alemanha. O escândalo envolve o próprio papa Bento 16, que é alemão e que tem um irmão que foi por 30 anos regente do coral de Regensburg, também vinculado aos casos de abuso.

A Igreja alemã criou na terça-feira uma linha telefônica para receber denúncias, seguindo o exemplo da Irlanda, Áustria e Holanda.

Pesquisa Forsa publicada pela revista Stern mostrou que 19 por cento dos cerca de 25 milhões de católicos alemães cogitam abandonar esse religião por causa dos escândalos.

(Reportagem de Erik Kirschbaum)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host