UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 11h00

Consulado dos EUA é alvo de ataque no Paquistão

Por Faris Ali

PESHAWAR, Paquistão (Reuters) - O consulado dos EUA em Peshawar, no Paquistão, foi atacado na segunda-feira com um carro-bomba, granadas e armas de fogo, horas após um atentado suicida que deixou 38 mortos em outra parte do país, segundo autoridades.

Prometendo mais violência, militantes do Taliban paquistanês assumiram a autoria do ataque ao consulado, que deixou oito mortos, inclusive três militantes. Ninguém se feriu dentro da missão diplomática.

"Eu vi os agressores em dois veículos. Alguns deles portavam granadas de propulsão. Eles primeiro abriram fogo contra os seguranças no posto perto do consulado, e aí as explosões aconteceram", disse a testemunha Siraj Afridi à Reuters.

Um funcionário paquistanês de inteligência disse que se tratou de um bem planejado ataque suicida. A embaixada dos EUA em Islamabad informou que o atentado reflete o desespero dos militantes.

"O ataque coordenado envolveu um veículo-bomba (guiado por um) suicida e terroristas tentando entrar no prédio usando granadas e disparos de arma de fogo", disse a embaixada, acrescentando que vários dos seus seguranças paquistaneses ficaram feridos, e dois deles morreram.

Sedes e funcionários diplomáticos dos EUA já foram atacados várias vezes no Paquistão desde que o país se aliou a Washington na campanha contra a militância islâmica. Uma TV mostrou imagens tremidas de três homens, aparentemente militantes, erguendo suas armas em sinal de rendição, após uma explosão na área.

As explosões criaram nuvens de fumaça branca, e moradores disseram que soldados isolaram o local e orientaram os vizinhos a não saírem de suas casas. Helicópteros sobrevoavam o local.

Falando por telefone de um local não revelado, Azam Tariq, porta-voz do Taliban paquistanês, disse que o grupo foi responsável pela ação.

"Os americanos são nossos inimigos. Realizamos o ataque contra o consulado deles em Peshawar. Planejamos mais ataques desses", disse Tariq, que no entanto negou a autoria do grupo em uma explosão anterior, em um comício político.

(Reportagem adicional de Kamran Haider, Zeeshan Haider, Faisal Aziz)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h29

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host