UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 10h37

Acidente em mina mata 25 nos EUA

Por Joe Rauch

MONTCOAL, Estados Unidos (Reuters) - Uma explosão nas profundezas de uma mina de carvão da empresa Massey Energy em Virginia Ocidental matou 25 trabalhadores e deixou 4 desaparecidos, no pior incidente desse tipo no país em várias décadas.

O acidente, na tarde de segunda-feira, ocorreu na mina Upper Big Branch Mine, em Montcoal, cerca de 50 quilômetros ao sul de Charleston, a capital estadual. A mina pertence à Performance Coal, subsidiária da Massey.

Kevin Stricklin, da Administração de Segurança e Saúde de Minas dos EUA, disse que a operação de resgate prossegue, na busca pelos desaparecidos. "Não podemos perder a esperança de jeito nenhum. Tudo o que nos resta é esperança."

A mina tem duas câmaras de emergência, com estoques de comida, água e ar suficiente para sobreviver durante quatro dias. As equipes de resgate torcem para que os mineiros desaparecidos tenham conseguido chegar até lá.

Mas cerca de 50 participantes do resgate tiveram de recuar das áreas de busca por causa do acúmulo de gás metano e de fumaça na galeria. A alta concentração de gases sugere que pode ter havido uma segunda explosão, segundo Stricklin.

As equipes de resgate pretendiam perfurar um buraco a partir da superfície para tentar chegar aos desaparecidos.

Alguns dos mineiros podem ter morrido com a força da "explosão tóxica", e outros pela inalação dos gases, disse Stricklin.

A ocorrência de 25 mortes faz desse acidente o mais grave desastre na mineração norte-americana desde 1984, quando 27 mineiros morreram em um incêndio em Utah, segundo a Associação do Resgate de Minas dos EUA.

Sheri McGraw, da Cruz Vermelha Americana, disse que a reunião das famílias esperando notícias dos mineiros foi "a coisa mais horrível" que ela já vira. McGraw disse que as famílias ficaram abaladas conforme o número oficial de mortos foi subindo. A Cruz Vermelha vai oferecer apoio psicológico às famílias.

Don Blankenship, executivo-chefe da Massey, disse antes que a empresa tomara "todas as medidas possíveis para localizar e resgatar os que ainda estão desaparecidos".

O governador Joe Manchin disse em seu site: "Às famílias que ainda esperam notícias dos seus entes queridos desaparecidos, quero que saibam que estamos fazendo tudo o que é possível, em cooperação com as autoridades federais e a empresa, para retirar nossos mineiros o mais rápido e seguramente possível."

(Reportagem adicional e texto de Jon Hurdle)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host