UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 20h44

Ford transforma EcoSport brasileiro em veículo global

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - A Ford anunciou nesta quinta-feira investimentos adicionais de 500 milhões de reais no Brasil que vão se somar aos 4 bilhões de reais entre 2011 e 2015 que a empresa norte-americana havia anunciado no fim do ano passado para o país.

O aporte no plano de investimento da montadora servirá para preparar as operações brasileiras da Ford para a produção do modelo utilitário EcoSport, desenvolvido no país, para mercados internacionais. O veículo também será produzido em cinco outros países, informou o presidente-executivo da montadora, Alan Mulally, sem especificar quais.

"Estamos muito satisfeitos com o trabalho feito pelo governo brasileiro em buscar um ambiente de negócios e econômico bastante sustentável. Vamos produzir veículos não só para o consumidor brasileiro, mas para consumidores de outros lugares do mundo", disse Mulally após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar o investimento adicional.

O executivo afirmou que o investimento adicional ocorrerá com recursos próprios da companhia, mas a Ford não descarta procurar financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante a sua implementação.

Ele frisou que o aporte ao plano de investimentos será usado nas operações da Ford no país, mas com foco na fábrica de Camaçari (BA), que produz atualmente o EcoSport.

Segundo a Ford, até 2014, o modelo terá vendas globais de até 1,6 milhão de unidades.

Na quarta-feira, Mulally se reuniu com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e divulgou investimento de 250 milhões de dólares no país até 2012 para novos produtos e melhoria de fábricas.

A estratégia da Ford na América do Sul se integra ao plano "One Ford", adotada depois que Mulally assumiu o comando da montadora no fim de 2006. O plano é focado na concentração das atividades da empresa na marca Ford, com a venda de marcas como Jaguar, Volvo e Land Rover, e plataformas globais de veículos em vários segmentos desde compactos a utilitários esportivos.

A visita de Mulally ao Brasil acontece em meio a um recente tour de altos executivos de montadoras globais no país. No início de março, o presidente mundial do grupo Fiat, Sergio Marchionne, inaugurou a maior fábrica de máquinas agrícolas da Case New Holland no mundo em Sorocaba (SP). Na próxima semana, o presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, vai lançar novo veículo da montadora francesa em Salvador.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Fernando Exman)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h00

    -0,15
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h08

    1,16
    63.387,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host