UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 23h12

Gates viaja à América Latina para fortalecer laços com região

Por Phil Stewart

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, assinará um acordo de cooperação em defesa com o Brasil antes de viajar à América Latina, na próxima semana, para tentar fortalecer os laços com uma região que está sendo cortejada por Irã, China e Rússia.

Gates assinará o acordo na segunda-feira com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em Washington, disse uma autoridade norte-americana nesta quinta-feira, confirmando os planos anunciados por Jobim e diplomatas no início desta semana.

Ele viajará à Colômbia, ao Peru e participará de uma conferência de segurança em Barbados, no Caribe, na mesma semana.

A autoridade norte-americana, que pediu para não ser identificada, descreveu o acordo com o Brasil como "um grande negócio", que marca o primeiro deste tipo em mais de 30 anos para relações de defesa entre dois países.

Ainda, a tensa situação envolvendo o Irã provavelmente fará parte do encontro entre Jobim e Gates no Pentágono. Até agora, o Brasil tem rejeitado a pressão dos Estados Unidos para apoiar uma nova rodada de sanções ao Irã por seu controverso programa nuclear.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja visitar Teerã em maio, depois de ter recebido em Brasília o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, no ano passado.

"Acho que o secretário apresentará a posição dos EUA sobre (o Irã) ao ministro Jobim", disse a autoridade.

Os Estados Unidos têm sido acusados de não darem atenção suficiente à América Latina devido a prioridades políticas no Iraque e no Afeganistão, mesmo com o Irã se aproximando de líderes da região e a Rússia e a China aprofundando seus laços comerciais com as nações latino-americanas.

"Continuamos muito engajados na região", disse a autoridade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,22
    3,175
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host