UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 17h48

Atento à Grécia, dólar tem leve baixa ante real

Por Silvio Cascione

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em leve baixa nesta sexta-feira, acompanhando o mercado internacional com a notícia de que os líderes europeus definiram os termos da ajuda financeira à endividada Grécia.

A moeda norte-americana caiu 0,23 por cento, a 1,773 real. No mês, o dólar tem baixa de 0,45 por cento e, no ano, alta de 1,72 por cento.

No exterior, o euro subia 1 por cento em relação ao dólar depois que autoridades da região acertaram os detalhes da ajuda financeira disponibilizada à Grécia. Com isso, o moeda dos EUA caía 0,74 por cento ante as principais divisas.

Uma fonte na União Europeia afirmou à Reuters que, caso a Grécia peça socorro, o montante a ser oferecido deve ser substancial para causar um impacto no mercado. O bloco, no entanto, não vê a ajuda como iminente.

A queda no Brasil, porém, foi limitada. "O mercado oscilou muito pouco hoje, não teve muita definição. Uma parte trabalhou pontualmente em cima da variação do euro, outra um pouco em cima de fluxo. A gente sabe que o mercado tem fluxo de entrada, mas também deve estar tendo umas compras", disse José Carlos Amado, operador de câmbio da corretora Renascença.

Um dos motivos para eventuais saídas de capital estrangeiro nesta sessão, segundo Amado, era a queda do principal índice da bolsa paulista. "O mercado pode estar realizando um pouco (de lucros)", afirmou.

Na outra ponta, entre as operações que podem trazer recursos ao país no curto prazo estão emissões de bônus pelo Banco Panamericano e pelo BicBanco, além da oferta de ações da JBS.

Segundo dados parciais da clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa, o volume de negócios perto do fechamento do mercado era de pouco mais de 3 bilhões de dólares.

Mas Sidnei Nehme, diretor-executivo da NGO Corretora, afirmou em relatório que o mercado de câmbio também tem sido influenciado por disputas no mercado de derivativos.

"Num ambiente com inúmeros vetores de influência ao mesmo tempo, a volatilidade que foi observada ao longo da semana nos parece natural", escreveu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host