UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 17h04

Juiz liberal da Suprema Corte dos EUA renuncia

Por James Vicini

WASHINGTON (Reuters) - O juiz da Suprema Corte dos EUA John Paul Stevens, um liberal, anunciou nesta sexta-feira que vai renunciar, garantindo ao presidente Barack Obama uma segunda indicação à corte superior e criando uma potencial batalha no Senado pela confirmação do novo integrante num ano de eleições no Congresso.

Stevens, um dos mais velhos e antigos juízes na história da Suprema Corte, disse em comunicado que enviou uma carta à Casa Branca para notificar Obama sobre sua aposentadoria. O juiz, de 89 anos, iniciou sua carreira no tribunal em 1975.

Uma batalha pela confirmação do novo nome poderia desviar o foco do partido Democrata, concentrado na recuperação da economia e na geração de empregos, antes das eleições parlamentares de novembro, em que os republicanos esperam retomar o controle do Congresso.

A saída de Stevens significa que Obama poderá fazer sua segunda indicação à Suprema Corte. No ano passado, ele nomeou Sonia Sotomayor para preencher a vaga aberta pela aposentadoria do juiz David Souter.

Stevens disse em sua carta que renunciaria um dia depois do fim do semestre na Suprema Corte, que deve ser no final de junho.

O juiz disse que seria de interesse do tribunal que houvesse um sucessor indicado e confirmado pelo Senado bem antes do início do próximo semestre do tribunal, que começa em outubro.

Obama deve nomear um liberal para substituir Stevens e então pressionar para conseguir a necessária confirmação do Senado para o cargo vitalício. A decisão não mudaria o equilíbrio ideológico no tribunal, dividido entre cinco conservadores e quatro liberais.

Autoridades do governo Obama e especialistas disseram que os candidatos mais prováveis a substituírem Stevens seriam a atual advogada-geral Elena Kagan e os dois juízes de tribunais de apelação Diane Wood e Merrick Garland

(Reportagem de James Vicinisetting)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host