UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 19h15

Coalizão de centro-direita Fidesz vence eleição na Hungria

Por Krisztina Than e Gergely Szakacs

BUDAPESTE (Reuters) - A coalizão de centro-direita Fidesz assegurou 206 dos 386 assentos no Parlamento nas eleições de domingo na Hungria, destituindo os socialistas depois de oito anos, mostraram resultados preliminares.

O Comitê Eleitoral Nacional informou em seu site que os socialistas obtiveram 28 vagas, ficando à frente do partido de extrema direita Jobbik, que alcançou 26 assentos na primeira rodada.

Os socialistas admitiram a derrota. "Se os resultados não mudarem materialmente, então uma coisa está clara: o partido húngaro socialistas perderam a oportunidade de governar", disse a presidente do partido, Ildiko Lendvai, em entrevista coletiva.

Os resultados correspondem a 99,2 por cento dos votos apurados.

Os liberais verdes do LMP conseguiram 25 assentos. Os 121 lugares restantes serão determinados na segunda rodada das eleições, em 25 de abril.

A coalizão Fidesz prometeu empregos e crescimento à população frustrada por cortes orçamentários.

A divulgação dos resultados da eleição atrasou. O Comitê Eleitoral Nacional disse que algumas estações de voto foram deixadas abertas até depois do horário previsto para o encerramento porque ainda havia eleitores fazendo fila para votar.

Muitos dos atrasos foram provocados por pessoas que optaram por votar em outras estações que não as mais próximas de suas casas.

"Estou na fila há seis horas. Isto é um ultraje", disse o arquiteto Zoltan Kiss, 41 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,00
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h02

    0,00
    75.989,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host