UOL Notícias Notícias
 

11/04/2010 - 10h57

Forças paquistanesas matam 23 militantes na região de Orakzai

Por Hasan Mehmood

HANGU, Paquistão (Reuters) - Soldados paquistaneses, com o apoio de aviões e helicópteros, mataram neste domingo mais de 20 militantes do Taliban após confrontos na região de Orakzai, no noroeste do país, disseram autoridades do governo.

Os embates aconteceram um dia após caças bombardearem um enclave dos militantes na região vizinha do Khyber, na fronteira com o Afeganistão, matando 45 pessoas de acordo com fontes ligadas aos militantes.

"Três esconderijos do Taliban foram destruídos, e 12 militantes foram mortos em Orakzai", disse à Reuters Khaista Gul, funcionário regional do governo.

Horas depois, forças de segurança enfrentaram militantes perto de Kalaya, principal cidade de Orakzai, matando 11.

"As forças do governo capturaram algumas importantes posições do Taliban na área", disse Sajjad Khan, funcionário do governo.

Orakzai e Khyber são duas das sete regiões semi-autônomas do Paquistão povoadas por grupos da etnia Pashtun, onde militantes e seus aliados da al Qaeda combatem tanto o governo paquistanês quanto o afegão.

As forças de segurança intensificaram os ataques no noroeste do país no ano passado, praticamente eliminando os militantes do Vale do Swat, a noroeste de Islamabad, e das regiões de Waziristão do Sul e de Bajaur, na fronteira afegã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h29

    0,15
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h32

    -0,73
    63.615,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host