UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 19h46

Forças do Paquistão matam 40 militantes em Orakzai

Por Hasan Mehmood

HANGU, Paquistão (Reuters) - Forças de segurança paquistanesas mataram dezenas de militantes do Taliban nesta segunda-feira em uma ofensiva na região de Orakzai, no noroeste do país, após um ataque a um posto de segurança, disseram autoridades.

Militantes atacaram o posto em Shirin Darra, a cerca de 10 quilômetros da principal cidade da região, Kalaya, no início da manhã, matando dois soldados.

"Informações iniciais sugerem que entre 35 e 40 militantes foram mortos", disse à Reuters Khaista Rehman, autoridade do governo regional.

Uma importante autoridade militar na região confirmou o embate e o número de mortos, mas não teve uma confirmação independente.

Orakzai é uma das sete regiões étnicas semi-autônomas ao longo da fronteira com o Afeganistão.

Forças de seguranças paquistanesas intensificaram a ofensiva no noroeste do país no ano passado, expulsando militantes da área do vale do Swat, e das regiões do Waziristão do Sul e Bajaur.

Quinze militantes, incluindo um comandante árabe identificado como Qaro Osman, e um soldado morreram em confrontos no Waziristão do Sul, disse o Exército nesta segunda-feira.

Na região vizinha do Waziristão do Norte, três militantes morreram em um ataque de um avião não-tripulado dos EUA, disseram autoridades de inteligência e residentes.

Os confrontos se intensificaram nas últimas semanas em Orakzai e na região vizinha de Khyber que, segundo autoridades, tornou-se refúgio de militantes expulsos de outras áreas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host