UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 19h12

Cias aéreas dos EUA cancelam voos à Europa por causa de vulcão

ATLANTA (Reuters) - Companhias aéreas norte-americanas cancelaram voos à Europa nesta quinta-feira e afirmaram que outros podem ser cancelados em meio à gigante nuvem de fumaça de um vulcão na Islândia que causou problemas no tráfego aéreo em todo o mundo.

David A. Castelveter, porta-voz para a Associação de Transportes Aéreos da América, disse que as empresas conveniadas cancelaram mais de 100 voos entre os EUA e a Grã-Bretanha nesta quinta-feira.

"A questão real passa a ser o tamanho da persistência das cinzas vulcânicas", disse analista da Morningstar, Basili Alukos.

Os problemas causados pelos cancelamentos de voos pela fumaça podem durar outros dois dias, disse a organização de segurança aérea europeia.

O porta-voz da Delta Air Lines Inc, Anthony Black, disse em um e-mail que a maior companhia aérea do mundo cancelou nove voos devido à fumaça e que é possível que haja mais cancelamentos até sexta-feira.

A United Airlines, uma empresa da UAL Corp, disse ter cancelado 30 aterrissagens e 32 decolagens da Europa.

A Continental Airlines registrou 32 cancelamentos e a American Airlines, da AMR Corp cancelou 34 voos.

O vulcão iniciou sua erupção na quarta-feira pela segunda vez em um mês sob a geleira Eyjafjallajokull, expelindo uma nuvem de fumaça de seis a 11 quilômetros na atmosfera.

(Reportagem de Karen Jacobs em Atlanta, Kyle Peterson em Chicago e Deepa Seetharaman em Nova York)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    -0,47
    3,130
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h54

    -0,47
    75.250,71
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host