UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 09h53

Cinza vulcânica suspende voos no norte da Europa

Por Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) - Uma enorme nuvem de cinzas expelida por um vulcão na Islândia paralisou na quinta-feira voos em todo o norte da Europa, prejudicando centenas de milhares de passageiros.

A erupção de quarta-feira foi a segunda em menos de um mês nas profundezas da geleira Eyjafjallokull, lançando uma coluna de cinzas com 6 a 11 quilômetros de altura, a qual se espalhou para o sudeste durante a noite.

"Devido à cinza, o tráfego aéreo sobre o mar entre Escócia, Noruega, norte da Suécia, Grã-Bretanha, Noruega e norte da Finlândia está sendo limitado", disse a Finavia, agência que administra aeroportos finlandeses.

O espaço aéreo britânico ficaria fechado, exceto em casos de emergência, das 11h até pelo menos as 17h (de 8h a 14h em Brasília), segundo o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo.

"A cinza vulcânica representa uma ameaça significativa à segurança dos aviões", disse a agência em nota, acrescentando que a decisão foi tomada em conjunto com meteorologistas e outros países.

Em 1982, um jumbo da British Airways caiu na Indonésia após passar por uma nuvem vulcânica e perder toda a força das suas turbinas.

O espaço aéreo foi fechado também no norte da Suécia, e os voos transatlânticos estão tendo de percorrer uma rota mais longa, disse Jan Lindqvist, porta-voz do aeroporto Arlanda, em Estocolmo.

Em Oslo, todo o tráfego no maior aeroporto norueguês foi cancelado a partir das 5h, e o aeroporto de Copenhague deve fechar por volta de 12h (ambos os horários de Brasília), sem previsão de reabertura.

A Navair, agência que cuida do tráfego aéreo dinamarquês, disse que os voos já haviam sido interrompidos no espaço aéreo do país sobre o mar do Norte.

A Finavia disse que o espaço aéreo do norte da Finlândia ficará fechado até as 9h de sexta-feira, e que as empresas Finnair e SAS haviam cancelado vários voos domésticos e internacionais.

Os aeroportos de Paris, Bruxelas, Amsterdã e Genebra também decidiram cancelar vários voos, e a agência Eurocontrol anunciou um plano provisório para interditar parte do espaço aéreo sobre a Bélgica, a Holanda e a Alemanha ao longo da quinta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h29

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host