UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 18h01

Rússia suspende adoções por americanos após devolução de menino

MOSCOU (Reuters) - A Rússia suspendeu as adoções de crianças russas por famílias dos Estados Unidos depois de uma americana ter enviado seu filho adotivo de volta a Moscou em um avião com uma carta em que se desobrigava da responsabilidade por ele, disse o Ministério do Exterior russo na quinta-feira.

Artyon Savelyev, de 7 anos, chegou sozinho ao aeroporto de Moscou na semana passada com uma carta datilografada pedindo ao governo russo que anulasse sua adoção, com a justificativa de que a criança é mentalmente instável.

O presidente Dmitry Medvedev disse que o episódio foi "um ato hediondo", e o Ministério do Exterior informou na quinta-feira que não serão aprovadas novas adoções enquanto não for pactuado com as autoridades americanas um novo acordo que regulamente o procedimento de adoção.

"As adoções futuras de crianças russas por famílias americanas, que foram suspensas, só serão possíveis se for firmado um acordo dessa natureza", disse o porta-voz do Ministério do Exterior Andrei Nesterenko em briefing em Moscou.

Medvedev pediu um acordo que defina os deveres dos pais americanos em casos como esses e que se crie um sistema para monitorar o tratamento dado a crianças adotadas.

Em Washington, o Departamento de Estado disse que uma equipe americana viajará à Rússia na próxima semana para tentar chegar a um acordo, de modo que as adoções possam continuar.

"Há muitas famílias amorosas nos Estados Unidos que esperam poder adotar crianças da Rússia", disse um porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley. "É do interesse dessas crianças que nossos dois países cheguem a um acordo apropriado que permita a continuidade dessas adoções."

Nesterenko disse que Artyom está abrigado em uma clínica em Moscou e que está em boas condições de saúde.

(Reportagem de Conor Humphries em Moscou; com reportagem adicional de Andrew Quinn em Washington)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host