UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 18h03

Chefes das Finanças mundiais se comprometem a combater crise

WASHINGTON (Reuters) - Os países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) prometeram neste sábado colaborar com políticas que vêm sendo discutidas com o objetivo de evitar a repetição da crise financeira mundial.

Em um comunicado que levou em conta os aspectos mais importantes da questão, os países concordaram em garantir finanças públicas sustentáveis e agir contra os riscos das dívidas nacionais.

Também repetiram uma promessa de adotar políticas que ajudariam a reequilibrar a economia mundial, reduzindo enormes reservas em países que são grandes exportadores, como a China, e elevando a poupança em nações endividadas, incluindo os Estados Unidos.

O comunicado não apresentou, porém, nenhuma proposta nova sobre a melhor maneira de garantir que não haja uma repetição da recente crise financeira mundial, a qual desencadeou a pior recessão nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

"Nós estamos fortemente comprometidos a assegurar finanças públicas sustentáveis e agir contra os riscos de dívidas nacionais," afirmou o grupo que engloba o Comitê de Finanças e o Fundo Monetário Internacional.

(Reportagem de Lesley Wroughton e Emily Kaiser)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host