UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 11h34

Medvedev diz que pode buscar reeleição na Rússia em 2012

Por Michael Stott

MOSCOU (Reuters) - O presidente russo Dimitri Medvedev disse que pode concorrer a um segundo mandato nas eleições de 2012.

"Se isso for necessário para meu país e para a preservação do caminho que foi criado nos últimos anos... eu não excluo possibilidade alguma, inclusive a de participar desta eleição," disse Medvedev ao jornal norueguês Aftenposten numa entrevista.

Uma transcrição da entrevista foi publicada no site do Kremlin no sábado antes da visita de Medvedev à Noruega.

No mês que vem, Medvedev celebra dois anos do seu mandato, que dura quatro anos, e já há muita especulação em Moscou sobre a possibilidade de o presidente Vladimir Putin concorrer novamente à presidência e retornar ao Kremlin.

A maioria dos russos acredita que Putin continua a ser a pessoa responsável pelas decisões no país e que ele quer manter o controle do poder até muito depois de 2012. Ele pode, contudo, escolher fazer isso sem voltar à presidência.

Medvedev é um antigo aliado de Putin. Ele tem sido atacado por haver prometido reformas amplas que ele não promoveu. Alguns críticos dizem que ele não pretende fazer qualquer mudança séria e trata-se apenas de um marionete.

Os que apóiam Medvedev dizem que ele entende as necessidades da Rússia e sabe o que fazer mas está movendo-se devagar para evitar confrontos com políticos poderosos no país.

Medvedev disse na entrevista que há duas condições para que ele participe das eleições presidenciais de 2012.

"Primeiro, no mínimo o resultado do meu trabalho precisa ser aceitável para meus cidadãos. Também temos de ser levados por um desejo de realizar algo em vez de simplesmente participar. Portanto, veremos", disse Medvedev.

Putin já disse que ele e Medvedev chegarão a um acordo antes de 2012 sobre quem será o candidato.

A popularidade de Putin, o controle que o Kremlin tem sobre a máquina política do país e a fraqueza da oposição significam que qualquer candidato indicado pelo atual governo tem a vaga praticamente garantida.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host