UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 17h06

Grécia espera que resgate chegue a tempo de impedir moratória

Por James Mackenzie e Kristina Cooke

WASHINGTON (Reuters) - O ministro das Finanças da Grécia, George Papaconstantinou, disse neste domingo que o auxílio financeiro chegaria ao seu país rápido o suficiente para impedir a moratória da dívida, em meio a sinais de que o pacote de resgate de 45 bilhões de euros terá de ser expandido.

Papaconstantinou disse que as negociações sobre o resgate com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e os colegas europeus estão indo bem, e estava confiante de que a Grécia garantirá a ajuda em maio para financiar a exorbitante dívida sem nenhum problema.

Falando a jornalistas na sede do FMI em Washington, ele amenizou os temores de que a Alemanha pode ficar no caminho do acordo de resgate, algo amplamente impopular no país que é a maior economia da Europa.

O ministro grego disse que, mesmo que haja atrasos na aprovação parlamentar em alguns países, o apoio do FMI poderá ser combinado com empréstimos-ponte de outros países que já aprovaram o acordo. Ele acrescentou que os financiamentos da Europa e do FMI serão liberados simultaneamente. O Fundo deve fornecer um terço da assistência.

Papaconstantinou também fez um alerta aos investidores que têm apostado na moratória da dívida do país: "Tudo que eu posso dizer é que eles perderão suas camisas."

A Grécia se curvou à intensa pressão dos mercados financeiros na sexta-feira, solicitando fundos à UE e ao FMI no que seria o primeiro resgate financeiro dos 11 anos de existência do bloco europeu.

O país mergulhado em dívidas já anunciou medidas de austeridade de bilhões de euros, incluindo aumento de impostos e diminuição de salários do setor público, mas agora precisa adotar outras ações para satisfazer a UE e o FMI e garantir a entrada dos recursos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host