UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 13h26

Guarda Revolucionária do Irã testa mísseis e faz alerta

Por Ramin Mostafavi

TEERÃ (Reuters) - A Guarda Revolucionária do Irã testou cinco mísseis durante jogos de guerra em um dos principais canais de escoamento de petróleo do mundo neste domingo, e um comandante alertou os inimigos da República Islâmica que se arrependeriam de qualquer ataque.

O Irã, envolvido em uma disputa com o Ocidente por seu programa nuclear, com frequência anuncia avanços em sua capacidade militar e testa armamentos, em uma aparente tentativa de mostrar sua prontidão a quaisquer ataques de Israel ou dos Estados Unidos.

Os exercícios no Golfo Pérsico e no Estreito de Hormuz coincidiram com o aumento das tensões entre o Irã e o Ocidente, que afirma que o programa nuclear de Teerã visa a fabricação de bombas, o que o Irã nega.

Na semana passada, o Pentágono disse que ações militares dos EUA contra o Irã continuam sendo uma opção enquanto Washington insiste na diplomacia e em sanções para deter as atividades atômicas do país.

Falando no quarto dia dos treinamentos, o comandante da Guarda Revolucionária Massoud Jazayeri disse que o Irã tem um plano de dissuasão que deixaria o inimigo "arrependido" se lançasse um ataque contra o país, segundo relato da agência oficial IRNA.

Ele ainda reiterou a posição do Irã de que forças estrangeiras na região deveriam partir, aparentemente se referindo à presença dos EUA nos vizinhos Iraque e Afeganistão.

"Os que vieram (de longe) para nossa região devem partir, porque os consideramos como o inimigo," disse ele.

A agência semi-oficial Fars disse que as unidades navais da Guarda Revolucionária dispararam cinco mísseis contra um alvo, sem deixar claro se são mísseis recém criados.

"Apesar dos diferentes locais de onde os mísseis foram disparados, todos eles atingiram o alvo simultaneamente e o destruíram completamente," informou a Fars.

Os mísseis eram dos tipos terra-terra e terra-mar.

Um segundo comandante da Guarda, o General de Brigada Ali Hajizadeh, disse que a produção em massa de um novo veículo de reconhecimento não-tripulado que foi testado no exercício será iniciada em breve.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host