UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 16h11

Exploradores do Ártico têm uma surpresa desagradável: a chuva

Por David Ljunggren

OTTAWA (Reuters) - No que parece ser mais um sinal de que o Ártico está esquentando rapidamente, exploradores no extremo norte do Canadá relataram nesta terça-feira terem sido atingidos por uma chuva de três minutos no fim de semana.

Choveu na base da equipe perto da ilha Ellef Rignes, cerca de 3.900 quilômetros ao norte da capital do Canadá, Ottawa.

"É definitivamente chocante... o sentimento geral dentro da comunidade polar é de que a chuva no extremo Ártico canadense em abril é um acontecimento estranho", disse Pen Hadow, diretor da equipe de expedição.

"Os cientistas nos dirão que podemos esperar cada vez mais vivenciar esse tipo de acontecimento à medida que o clima esquenta", disse ele à Reuters numa entrevista telefônica a partir de Londres.

O Ártico está esquentando três vezes mais rápido que o restante da Terra. Cientistas relacionam as temperaturas mais altas às emissões de gases-estufa, às quais se atribui o aquecimento global.

Hadow disse que um acampamento científico canadense aproximadamente 145 quilômetros a oeste da base no gelo também foi atingido pela chuva no mesmo momento.

"Obviamente é muito preocupante quando você está acampado sobre o gelo. Eu fiquei muito nervoso por um momento porque as consequências de se molhar aqui podem ser muito sérias", disse Paul Ramsden, gerente da base no gelo, num comunicado.

A base abastece uma equipe de três pessoas distantes 1.100 quilômetros ao norte. O trio estuda o impacto da absorção aumentada de dióxido de carbono pelo mar, que poderia tornar a água mais ácida.

Especialistas dizem que a grossa camada de gelo plurianual cobrindo o Oceano Ártico desapareceu, o que tornaria mais fácil abrir rotas polares de navegação. Dados norte-americanos indicam que a cobertura de gelo de 2009 foi a terceira menor já registrada, depois de 2007 e 2008.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host