UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 15h25

Brown chama de "cabeça-dura" eleitora que o questionou

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, foi flagrado numa gravação chamando de "cabeça-dura" uma eleitora que lhe fez perguntas embaraçosas sobre economia e imigração, durante uma caminhada de campanha no norte da Inglaterra.

Brown usou o termo ("bigoted", no original) dentro do carro em que deixava a localidade de Rochdale. "Isso foi um desastre", ouve-se o premiê dizer ao entrar no carro, ainda usando um microfone de lapela sem fio. "De quem foi essa ideia? É ridículo", queixa-se ele.

Alguém pergunta a Brown o que a eleitora lhe disse, e ele responde: "Tudo, ela é uma mulher meio cabeça-dura."

O Partido Trabalhista, de Brown, tenta reverter a vantagem dos conservadores nas pesquisas, além de conter o recente avanço dos liberal-democratas, numa campanha em que os três partidos seguem um rígido roteiro, em geral sem espaço para gafes como essa. A eleição será no dia 6.

Depois, Brown pediu desculpas ao eleitorado e especificamente à mulher. "Eu estava lidando com uma questão que ela levantou sobre a imigração, e não tive chance de responder."

A aposentada, que se disse eleitora trabalhista, havia perguntado a Brown como ele combateria o déficit público recorde e como trataria de outras questões, como a imigração oriunda do Leste Europeu, a previdência, as mensalidades universitárias e o comportamento antissocial.

A despedida do candidato e da eleitora parecia ter sido amistosa, até que Brown entrasse no carro.

"Estou muito desapontada", disse a mulher a jornalistas após ouvir as declarações. "Estou muito chateada. Ele é uma pessoa educada. Por que está usando palavras assim? Ele vai liderar este país e fica chamando uma mulher comum, que simplesmente apareceu e lhe fez perguntas que a maioria das pessoas faria, de cabeça-dura."

(Reportagem de Avril Ormsby e Kylie Maclellan)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    -0,57
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h11

    0,98
    63.848,74
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host