UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 20h01

Chávez diz que não sabe quando terá sucessor

BRASÍLIA (Reuters) - Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou nesta quarta-feira para riscos à democracia na América Latina, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que não sabe quando terá um sucessor.

Perguntado quando deixará o poder, Chávez disse: "Não tenho sucessor neste momento... não está previsto sucessão a curto prazo na Venezuela", comentou o presidente venezuelano, que está onze anos no poder, enquanto Lula termina o mandato em dezembro.

Citando os conceitos de soberania popular e argumentando que há particularidades em cada Estado, ele disse que em outros países considerados democráticos os líderes também podem se reeleger indefinidamente. Chávez lembrou ainda que haverá eleição presidencial na Venezuela daqui a dois anos e meio.

"Já veremos o que acontece. Se estou aí, já veremos", acrescentou. "Se o povo venezuelano, se o partido decidem que eu sou candidato de novo, isso ainda não está escrito, nem está decidido."

Os dois concederam entrevista a jornalistas depois de realizarem uma reunião bilateral em Brasília em que assinaram acordos de cooperação em diversas áreas e a venda de alimentos brasileiros ao país vizinho.

Lula disse que a história da região é de "golpes e contra-golpes", e lembrou a situação de Honduras.

Em junho do ano passado, o ex-presidente Manuel Zelaya foi retirado do poder por militares e expulso do país por pretender realizar uma consulta popular sobre a possibilidade de se reeleger. Seus opositores consideraram a iniciativa uma tentativa do então presidente de se perpetuar no poder e desrespeitar a Constituição do país.

"O que ficou demonstrado naquele episódio em Honduras é que a nossa democracia continental ainda é debilitada e que as instituições ainda não são fortes o suficiente para que a gente possa ter todas as garantias de que não haverá mais isso", destacou Lula, acrescentando não ter "dúvida nenhuma da política feita na Venezuela".

(Reportagem de Fernando Exman)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host