UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 16h43

Fed mantém juro dos EUA e melhora perspectiva econômica

Por Mark Felsenthal e Pedro Da Costa

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve manteve a taxa básica de juro dos Estados Unidos nesta quarta-feira entre zero e 0,25 por cento e renovou sua promessa de deixá-la baixa por um período prolongado, mas se mostrou mais otimista sobre a recuperação econômica e o emprego.

O banco central norte-americano disse que os gastos do consumidor e do empresário estão se recuperando.

"A atividade econômica continuou a se fortalecer... o mercado de trabalho está começando a melhorar", disse o Fed.

A descrição do mercado de trabalho foi um pouco melhor que na reunião de março, quando o Fed disse apenas que o emprego estava se estabilizando.

O BC reiterou que o juro deve seguir baixo por um "período prolongado", devido à baixa inflação e ao elevado desemprego.

O presidente do Federal Reserve de Kansas, Thomas Hoenig, foi a voz dissidente pela terceira reunião seguida, por se opor à promessa de taxa muito baixa que pode levar "a desequilíbrios futuros".

A economia norte-americana saiu da recessão mais rapidamente do que o esperado. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anual de 5,6 por cento no quarto trimestre e a previsão é de expansão de 3,4 por cento no primeiro trimestre deste ano.

Já o emprego tem se mostrado mais difícil. Com a taxa de desemprego em 9,7 por cento, algumas autoridades do Fed seguem preocupadas sobre a sustentabilidade da retomada.

"O ritmo da recuperação econômica deve ser moderado por algum tempo", disse o Fed, repetindo a frase usada em suas reuniões anteriores, em janeiro e março.

Nas últimas semanas, autoridades do Fed têm dito que os problemas de dívida na Grécia e em outros países da zona do euro não estão afetando diretamente as perspectivas norte-americanas, mas que continuam atentas a sinais sobre algum eventual nova crise de liquidez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host