UOL Notícias Notícias
 

03/05/2010 - 23h22

Para Lula, eleição é chance de Brasil se tornar potência global

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o pleito de outubro será uma chance única para o país se preparar para se tornar uma potência mundial.

"O debate eleitoral deveria ser entendido como uma oportunidade ímpar para se pensar com grandeza a transição de uma economia emergente para a condição de potência global", discursou Lula durante evento em São Paulo.

Em sua fala, o presidente elencou o bom desempenho da economia nos últimos meses e o fato de o Brasil ter sido um dos primeiros países a dar sinais de recuperação após a crise financeira mundial.

Segundo estimativa do Banco Mundial, o país deve se tornar a quinta economia do mundo em 2016.

"Creio que o legado de conquistas deste período assegura ao país e aos brasileiros a necessária capacidade de discernimento e autoestima para superar o desafio dessa travessia", disse ao se referir sobre os avanços da última década.

Acompanharam Lula no evento o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e a pré-candidata do PT à sucessão, Dilma Rousseff.

(Reportagem de Hugo Bachega)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h19

    0,40
    3,292
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h26

    -0,44
    62.977,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host