UOL Notícias Notícias
 

03/05/2010 - 10h04

United Airlines e Continental formarão maior cia aérea do mundo

Por Deepa Setharaman e Kyle Peterson

NOVA YORK/CHICAGO (Reuters) - A UAL Corp, controladora da United Airlines, anunciou a compra da Continental Airlines por cerca de 3,17 bilhões de dólares em ações, formando a maior companhia aérea do mundo.

O valor proposto representa um ágio de 1,5 por cento sobre o valor da ação da Continental na sexta-feira.

O nome da companhia aérea combinada será United Airlines e o nome da empresa holding será United Continental Holdings Inc.

O presidente-executivo da Continental, Jeff Smisek, vai comandar a companhia combinada que gera mais de 29 bilhões de dólares anuais em receita, enquanto o presidente-executivo da UAL, Glenn Tilton, será o presidente do conselho.

Se aprovada por autoridades e acionistas, a operação deverá produzir entre 1 bilhão e 1,2 bilhão de dólares em benefícios anuais de receita e custo até 2013.

As empresas esperam completar a transação no quarto trimestre deste ano.

O acordo marca a primeira fusão importante na indústria aérea dos Estados Unidos desde que a Delta Air Lines comprou a Northwest em 2008 e encerra meses de especulação sobre nova consolidação no setor.

A United e a Continental informaram que a companhia combinada expandirá serviços com uma sobreposição mínima de rotas domésticas e nenhuma internacional. A empresa unida terá 10 hubs, sendo Houston o maior, e uma força de trabalho de quase 90 mil pessoas.

A Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores da Indústria Aeroespacial informou em comunicado que está preocupada sobre os efeitos da fusão sobre os benefícios e estabilidade de emprego de seus mais de 26 mil membros em ambas as empresas.

(Por Kyle Peterson)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host