UOL Notícias Notícias
 

04/05/2010 - 09h13

Irã diz planejar jogos de guerra e fotografou navio dos EUA

TEERÃ (Reuters) - O Irã anunciou na terça-feira que sua Marinha realizará novos exercícios de guerra e que um de seus aviões militares fotografou um porta-aviões norte-americano, um dia depois de Washington dizer que Teerã estava desafiando seu poder naval no Oriente Médio.

O avião iraniano sobrevoou o porta-aviões norte-americano no Mar de Omã e tirou fotos dele, disse o comandante da Marinha iraniana, Habibollah Sayari, que não disse quando o incidente ocorreu, mas sugeriu que a tripulação do navio dos EUA teria sido contra a ação.

O Irã também anunciou que iniciaria oito dias de exercícios de guerra no Golfo e no Mar de Omã nesta quarta-feira.

As manobras navais ocorrem em um momento de crescente tensão entre o Irã e o Ocidente, que afirma que o programa nuclear de Teerã visa a produção de bombas. O Irã nega.

Sayari se pronunciou um dia depois de o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, afirmar que o Irã estava desafiando o poder naval norte-americano no Oriente Médio com uma série de armas de ataque e defesa.

Segundo a agência semioficial de notícias iraniana Fars, Sayari disse que o avião S-27 iraniano fotografou o navio dos EUA e que era "dever e direito" da Marinha identificar embarcações estrangeiras na região.

(Reportagem de Ramin Mostafavi e Parisa Hafezi)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host