UOL Notícias Notícias
 

04/05/2010 - 14h50

Paquistão promete ajudar EUA sobre suspeito de carro-bomba em NY

Por Zeeshan Haider

ISLAMABAD (Reuters) - O Paquistão prometeu na terça-feira ajudar os Estados Unidos a levarem à Justiça um paquistanês-americano preso nos EUA em conexão com o carro-bomba que não explodiu na Times Square de Nova York no fim de semana.

Faisal Shahzad, cidadão norte-americano naturalizado nascido no Paquistão, foi preso na segunda-feira no Aeroporto Internacional John F. Kennedy em Nova York quando tentava embarcar num avião para Dubai, afirmaram autoridades dos EUA.

Faisal comparecerá a uma corte federal de Manhattan ainda nesta terça-feira para ser acusado "por supostamente conduzir um carro-bomba para a Times Square na noite de 1o de maio", de acordo com uma declaração do procurador norte-americano Preet Bharara, do agente do FBI George Venizelos e do comissário de polícia de Nova York, Raymond Kelly.

"Vamos cooperar com os EUA na identificação desse indivíduo e para levá-lo à Justiça", disse o ministro do Interior paquistanês, Rehman Malik, à Reuters.

A embaixadora dos EUA no Paquistão, Anne W. Patterson, encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores paquistanês, Shah Mehmood Qureshi, e com Malik e conversaram sobre o assunto, informaram autoridades do governo do Paquistão e a embaixada dos EUA.

"Temos uma cooperação em andamento com os Estados Unidos com relação a iniciativas antiterrorismo. Se requerido pelos Estados Unidos, estenderemos a eles uma cooperação total a esse respeito", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores paquistanês, Abdul Basit.

Malik disse que a família de Faisal é do noroeste do Paquistão, habitado principalmente por pashtuns e onde os militantes islâmicos estão ativos.

"Ele é de Pabbi", disse ele, referindo-se a um vilarejo próximo a Peshawar, a principal cidade do noroeste, a cerca de uma hora de carro de Islamabad.

"Ele tem documentos de identidade paquistaneses. Estamos fazendo mais verificações."

Ele acrescentou que até agora não foi feita nenhuma prisão no Paquistão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host