UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 21h42

Somalis planejam onda de atentados, diz União Africana

Por Ibrahim Mohamed e Abdi Guled

MOGADÍCIO (Reuters) - Rebeldes islâmicos planejam uma onda de atentados suicidas com carros-bomba em Mogadício, capital da Somália, disse na quarta-feira a força de paz da União Africana no país, conhecida pela sigla Amisom.

Três anos de insurgência da guerrilha Al Shabaab, ligada à Al Qaeda, devastaram a cidade e deixaram 21 mil mortos em todo o país.

"Informações críveis que chegam à Amisom indicam que alguns dos grupos da oposição armada estão planejando realizar uma série de ataques suicidas sincronizados e plantar explosivos improvisados em lugares públicos", disse a força africana em nota.

"Eles prepararam vários veículos carregados com explosivos, tanto em Mogadício quanto em áreas vizinhas, para realizar atrocidades contra a população civil inocente."

A Amisom disse que mesquitas e mercados são os alvos mais prováveis, e orientou os moradores a ficarem atentados para quatro veículos 4 x 4 Toyota, a um caminhão branco com emblema da ONU, dois caminhões a diesel, um tanque e uma van.

Na semana passada, atentados contra mesquitas em Mogadício e Kismayu (sul) mataram 40 pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host