UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 17h40

Irã tenta ganhar tempo ao aceitar mediação do Brasil, dizem EUA

WASHINGTON (Reuters) - O governo norte-americano acusou o Irã nesta quarta-feira de tentar ganhar tempo ao aceitar a mediação do Brasil em seu impasse nuclear e disse que os Estados Unidos não serão detidos em tentar aprovar novas sanções na ONU.

O alto assessor dos EUA para a América Latina, Daniel Restrepo, descreveu a tentativa de Teerã como uma parada tática, um dia após o país ter aceitado "em princípio" a proposta do Brasil de agir como intermediário para ajudar a reiniciar um acordo de troca de combustível nuclear entre o Irã e potências Ocidentais.

O Irã pareceu tentar aproveitar a relutância entre alguns membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, incluindo o Brasil, nas discussões para mais sanções contra Teerã nas próximas semanas, visando pressionar a República Islâmica a limitar suas supostas ambições nucleares.

"Através do seu envolvimento com o Brasil e outros, parece que os iranianos estão tentando ganhar tempo", disse Restrepo durante o Reuters Latin American Investment Summit.

"Como a administração (dos EUA) deixou bem claro, achamos que cabe a nós o momento de avançar no Conselho de Segurança da ONU e este é o meio mais eficaz de alcançar um resultado positivo sobre esta questão", disse ele.

O acordo de troca de combustível nuclear é visto pelas potências como uma forma de retirar boa parte do urânio de baixo enriquecimento do Irã, o que minimizaria o risco desse material ser usado para armas atômicas. Pelo acordo, o Irã receberia combustível especialmente processado para manter funcionando seu programa de medicina nuclear.

Após o anúncio do acordo, na quarta-feira, a chancelaria brasileira afirmou que o Brasil não se ofereceu para mediar o impasse, mas que defende a retomada do acordo para a troca de combustível nuclear.

(Reportagem de Matt Spetalnick e Deborah Charles)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h50

    0,14
    3,284
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h57

    0,09
    63.311,19
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host