UOL Notícias Notícias
 

07/05/2010 - 11h03

Mockus lidera pesquisa de intenções de voto na Colômbia

BOGOTÁ (Reuters) - O ex-prefeito de Bogotá e candidato do Partido Verde à Presidência da Colômbia, Antanas Mockus, manteve nesta quinta-feira o primeiro lugar em pesquisa de intenções de voto para as eleições presidenciais de 30 de maio, à frente do ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, do Partido da U (Partido Social da Unidade Nacional).

Em uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Consultoria (CNC), Mockus aparece com 38 por cento das intenções de voto, enquanto Santos conquistou 34 por cento.

A pesquisa estabeleceu que no segundo turno, Mockus ganharia a Presidência com 50 por cento das intenções de voto, à frente dos 43 por cento do ex-ministro da Defesa.

No terceiro lugar ficou a candidata do Partido Conservador, Noemí Sanín, com 11 por cento.

Comparada à pesquisa da semana passada, realizada pela mesma empresa, Mockus caiu um ponto, enquanto Santos manteve-se estável.

A pesquisa entrevistou mil pessoas em 38 cidades da Colômbia com margem de erro de 3 por cento.

Mockus, conhecido na Colômbia por ter sido prefeito de Bogotá duas vezes e por excentricidades como mostrar o traseiro a um grupo de estudantes quando era reitor da Universidade nacional e por casar-se em um circo, ganhou espaço entre os eleitores por representar uma mudança e um voto que protesto contra a política tradicional, segundo analistas.

O cansaço dos eleitores com denúncias de corrupção e interceptações telefônicas ilegais do governo do presidente Álvaro Uribe, somando aos vínculos dos congressistas com paramilitares de ultra-direita, alimentam o apoio ao candidato independente.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host