UOL Notícias Notícias
 

08/05/2010 - 17h30

Conversas entre Palestina e Israel abrem porta para paz no Oriente Médio

Por Ali Sawafta

RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) - A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) aceitou ter conversas indiretas com Israel neste sábado, abrindo caminho para a primeira negociação em 18 meses e reforçando os esforços diplomáticos dos Estados Unidos.

George Mitchell, enviado norte-americano para o Oriente Médio, irá conduzir as conversas fazendo o meio de campo entre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente palestino Mahmoud Abbas, disseram autoridades dos dois campos.

"Esta é a maneira apropriada para se ter negociações reais e sérias," disse Yasser Abed Rabbo, um funcionário sênior da OLP, depois que o organismo aprovou quatro meses de conversas indiretas.

O início das conversas, com as quais Israel concordou em princípio, pode ser anunciado ainda no sábado, quando Mitchell se encontra com Abbas, disse Rabbo. Israel recebeu bem a decisão da OLP, informou a Rádio Israel citando um alto oficial como fonte.

Os EUA vêm tentando ressuscitar o processo de paz, chamando o conflito no Oriente Médio de "interesse vital da segurança nacional." Mas muitos se questionam se o mais recente esforço dos EUA pode triunfar onde anos de diplomacia fracassaram.

Mitchell propôs as conversas indiretas como uma maneira de romper o impasse sobre a construção nos assentamentos judeus em terras ocupadas por Israel onde os palestinos ambicionam estabelecer um estado contíguo.

Abbas havia rejeitado qualquer retomada das conversas de paz empacadas há 18 meses até que Israel interrompesse qualquer edificação na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

A decisão da OLP foi tomada em parte graças às garantias norte-americanas "concernentes às atividades nos assentamentos, seus perigos e a necessidade de interrompê-las," disse Abed Rabbo.

"Os EUA adotarão uma posição firme diante de quaisquer provocações que influenciem o caminho do processo político e das negociações," disse ele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host