UOL Notícias Notícias
 

10/05/2010 - 18h32

Alívio com Europa dita maior alta do Ibovespa em mais de 6 meses

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O anúncio de um pacote de cerca de um trilhão de dólares para evitar o alastramento da crise grega pela Europa aliviou a tensão de investidores nesta segunda-feira, levando o principal índice brasileiro de ações à maior alta diária em mais de seis meses.

O Ibovespa teve valorização de 4,11 por cento, aos 65.452 pontos, dispersando parte da perda de 6,9 por cento acumulada na semana passada. O giro financeiro da sessão totalizou 6,57 bilhões de reais.

Segundo profissionais do mercado, o pacote deu algum alívio ao mercado, em meio à escalada do medo de colapso do euro. "No todo, o pacote é extremamente importante porque resolve os problemas de liquidez de vários países no curto prazo", disse o analista da Mercatto Investimentos, Gabriel Goulart.

O otimismo com o acordo, que levou o principal índice bursátil europeu à maior alta diária em 17 meses, se espalhou pelo mercado de commodities.

Na bolsa paulista, uma das que mais refletiram esse movimento foi a ação preferencial da Vale, com avanço de 4,6 por cento, a 45,15 reais.

No topo do índice figuraram algumas das ações que mais caíram recentemente. Foi o caso de BM&F Bovespa, com salto de 9,9 por cento, a 11,35 reais, após ter retrocedido quase 10 por cento na primeira semana do mês. A líder foi OGX, em alta de 12,05 por cento, a 17,20 reais.

Setorialmente, quem mais se destacou foi o segmento imobiliário, tendo à frente MRV, com avanço de 11,1 por cento, a 11,81 reais, após a construtora ter divulgado na sexta-feira à noite seus resultados do primeiro trimestre, que agradaram analistas.

Para Goulart, embora o pacote europeu alivie as pressões mais urgentes sobre a zona do euro, a tendência de curto prazo ainda é de forte volatilidade, até que os investidores se sintam confiantes quanto à eficácia do programa.

Ao longo da semana, o mercado aguarda a divulgação de importantes indicadores econômicos, como o de produção industrial e de vendas do varejo nos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host