UOL Notícias Notícias
 

10/05/2010 - 17h02

Manifestantes tailandeses apresentam novas exigências em Bangcoc

Por Jason Szep

BANGCOC (Reuters) - Os manifestantes que protestam contra o governo da Tailândia recusaram-se nesta segunda-feira a pôr fim a um protesto que já dura dois meses até que o vice-primeiro-ministro seja processado pelas acusações decorrentes de um confronto com soldados que acabou com a morte de 25 pessoas em abril.

A Frente Unida pela Democracia e contra a Ditadura (FDD), mais conhecida como os "camisas vermelhas", aceitou um cronograma para as eleições de 14 de novembro, mas estabeleceu a nova condição de que o vice-primeiro-ministro Suthep Thaugsuban seja acusado formalmente pela polícia.

A demanda acabou com a especulação sobre o fim iminente a uma crise que provocou a morte de 29 pessoas, paralisou um distrito comercial levando prejuízo de mais de 30 milhões de dólares para os comerciantes, afundou a lucrativa indústria do turismo da Tailândia e afetou a segunda maior economia do Sudeste Asiático.

"Uma vez que Suthep se apresente à polícia, a FDD irá se dispersar e voltar para casa", disse Nattawut Saikua, um dos líderes do protesto, aos simpatizantes.

A polícia afirmou que Suthep havia concordado em depor ao Departamento de Investigação Especial (DIE) às 8h30 de terça-feira, no horário local.

Mas, embora ouvirá as queixas depositadas contra ele pelos manifestantes por "prevaricação que resultou em mortes e ferimentos de civis", de acordo com o diretor do DIE, Tharit Pengdith, ele não será indiciado agora. É improvável que isso satisfaça os camisas vermelhas.

"Se ele for lá apenas para ouvir as acusações contra ele ou tirar fotos, então para nós isso realmente não significa nada", disse Jatuporn Prompan, outro líder dos camisas vermelhas, acrescentando que os manifestantes querem que a polícia emita um pedido de prisão para Suthep.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host