UOL Notícias Notícias
 

11/05/2010 - 17h51

Crise não altera idéia sobre capitalização--Gabrielli

Por Marcelo Teixeira

SÃO PAULO (Reuters) - A turbulência financeira global, relacionada aos problemas de elevado endividamento de alguns países na zona do euro, não vai alterar os planos da Petrobras para a planejada capitalização, afirmou nesta terça-feira o presidente da companhia, José Sergio Gabrielli.

Segundo ele, a estatal mantém a idéia de realizar a operação ainda no primeiro semestre desse ano e por meio do projeto enviado ao Congresso pelo governo, definindo a cessão de direitos de exploração de até 5 bilhões de barris de reservas de petróleo em troca indireta por ações da Petrobras.

A volatilidade vista nos mercados nos últimos dias não é vista como uma barreira ao projeto de levantar capital da estatal.

"Momentos de turbulência trazem dificuldades, mas também oferecem oportunidades", disse Gabrielli a jornalistas após participar de evento na Federação das Indústrias de São Paulo, argumentando que investidores saberão selecionar os projetos que podem representar agregação de valor.

"Nós confiamos nos nossos projetos", afirmou.

O presidente da Petrobras disse manter a confiança na aprovação do projeto de lei da capitalização no Congresso, apesar da demora para que o Senado inicie as votações, e acresentou que é com esse plano que a companhia continua trabalhando.

Questionado sobre as declarações recentes do pré-candidato oposicionista à Presidência, José Serra, sobre a eventual mudança na legislação do petróleo, Gabrielli preferiu não comentar, mas achou natural que qualquer candidato à Presidência no Brasil tenha uma posição sobre o assunto, dada sua importância.

Serra afirmou nesta semana ter dúvidas sobre se há necessidade da criação de uma nova estatal para gerir os interesses do Estado no possível novo sistema de produção, o de partilha.

O pré-candidato tucano afirmou ter dúvidas, também, sobre se efetivamente seria necessária uma mudança nas regras atuais do setor de petróleo.

(Edição de Denise Luna)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host