UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 11h11

UE parabeniza Cameron e pede cooperação

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia enviou nesta quarta-feira uma mensagem de felicitações ao novo primeiro-ministro britânico, David Cameron, salientando a necessidade de uma reação conjunta de Londres e Bruxelas aos desafios econômicos europeus.

Muitos líderes do continente veem com desconfiança a volta ao poder do Partido Conservador, mais relutante em relação à UE do que seus antecessores trabalhistas.

José Manuel Barroso, presidente do órgão executivo da União Europeia, disse que o governo de Cameron enfrentará escolhas difíceis em tempos difíceis, mas tem condições de colocar a Grã-Bretanha no caminho do crescimento sustentável.

"Em nome da Comissão Europeia, gostaria de lhe oferecer minhas mais calorosas congratulações por sua eleição como primeiro-ministro do Reino Unido", escreveu o português.

"Muitos dos desafios pela frente -- cumprir a recuperação econômica, combater a pobreza global, enfrentar a mudança climática e assegurar a segurança energética -- são comuns a toda a União Europeia e exigem uma resposta comum."

Ele disse que também gostaria de ter a colaboração de Cameron em assuntos como incentivos aos mercados internos e a promoção de uma "regulamentação mais inteligente" na UE, com mais transparência e responsabilidades.

Cameron deve tentar demonstrar a membros ainda mais "eurocéticos" do seu partido que ele irá defender com empenho os interesses britânicos na UE. Mas autoridades do bloco o veem como um pragmático, que tem mais a ganhar cooperando com o resto do continente do que criando atritos com seus novos parceiros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host