UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 13h29 / Atualizada 16/05/2010 - 13h29

Lula anuncia financiamento de exportações de alimentos ao Irã

Por Fernando Exman

TEERÃ (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo que o Brasil financiará a exportação de 1 bilhão de euros de alimentos para o Irã em cinco anos.

A iniciativa foi objeto de um memorando de entendimento assinado por Lula e pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Lula, que destacou que a decisão facilitará os negócios entre os dois países, visita a República Islâmica desde sábado, deixando o país na segunda-feira.

"Não faz sentido que os negócios entre empresas iranianas e brasileiras dependam do crédito e da boa vontade de bancos estrangeiros", disse Lula ao lado de Ahmadinejad no encerramento de um fórum empresarial na capital iraniana.

Um dos principais desafios dos exportadores brasileiros é justamente a obtenção de crédito para vender ao Irã, pois os grandes bancos privados que têm negócios nos Estados Unidos temem retaliações do governo norte-americano se facilitarem a venda de produtos ao Irã.

Lideradas pelos Estados Unidos, potências ocidentais acusam Teerã de buscar a fabricação de armas nucleares e defendem a aplicação de uma quarta rodada de sanções contra o país pela ONU. O governo de Ahmadinejad nega ter tal intenção, e alega querer a energia nuclear para fins pacíficos.

Em meio à disputa, o Brasil tenta durante a visita intermediar uma solução negociada com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), depois que os dois lados chegaram a um impasse sobre a troca de urânio iraniano por combustível nuclear já pronto para o uso. O Brasil também desenvolve a energia nuclear, com fins pacíficos.

O sistema que o Brasil adotará para financiar a exportação para o Irã é o Proex (Programa de Financiamento às Exportações), que busca proporcionar às empresas brasileiras condições de financiamento equivalentes às do mercado internacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host