UOL Notícias Notícias
 
16/05/2010 - 15h22 / Atualizada 16/05/2010 - 15h22

Troca de combustível nuclear iraniano pode ser na Turquia

ANKARA (Reuters) - Uma troca de combustível que está sendo negociada como forma de acabar com a disputa sobre o programa nuclear do Irã pode ocorrer na Turquia, segundo noticiaram canais de televisão turcos neste domingo.

As emissoras afirmam que o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, decidiu ir a Teerã nesta domingo para participar das negociações sobre o programa nuclear iraniano após ter surgido em um esboço do acordo final a possibilidade de usar a Turquia como localização para a troca de combustíveis.

Um acordo apresentado pela ONU em outubro oferecia ao Irã que enviasse 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento --o suficiente para a fabricação de uma bomba se enriquecido no patamar necessário-- para a França e para a Rússia, onde seria convertido em combustível para um reator de pesquisas em Teerã.

O Irã afirmou que só aceitaria uma troca de seu urânio de baixo enriquecimento por um material mais enriquecido, e que a troca deveria ser feita em solo iraniano, condições que as outras partes envolvidas no acordo consideram inaceitáveis.

O Irã nega acusações de países ocidentais de que estaria produzindo bombas atômicas e afirma que usa o combustível para fins pacíficos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,24
    3,287
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h48

    -0,53
    62.920,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host