UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 17h56 / Atualizada 24/05/2010 - 17h56

Ataque das Farc contra Marinha mata nove na Colômbia

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - Nove soldados morreram nesta segunda-feira em combates entre a guerrilha Farc e soldados da Marinha que realizavam uma operação no sul do país, segundo a instituição.

Na hora do incidente, os militares avançavam pela selva com o objetivo de sitiar o acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) perto da localidade de Solano, no Departamento do Caquetá. Com essa operação, a Marinha pretendia evitar que os guerrilheiros cometessem atentados durante a eleição presidencial de 30 de maio.

"Os fatos se deram quando as tropas ingressaram numa área de acampamento do grupo narcoterrorista Farc, a fim de localizar um covil de explosivos e material de guerra que seria utilizado em atentados terroristas durante a jornada eleitoral de domingo", disse a jornalistas o comandante da Força Naval do Sul, almirante Rafael Colón.

Segundo ele, os confrontos também deixaram dois militares feridos e um desaparecido.

O almirante acrescentou que reforços do Exército e da Força Aérea foram enviados à região para tentar localizar o militar desaparecido e realizar uma ofensiva contra os rebeldes.

As Farc costumam realizar atentados em épocas eleitorais, buscando visibilidade política, e a região onde aconteceu o incidente é uma área onde a guerrilha mais conseguiu resistir à ofensiva militar do governo de Álvaro Uribe, que resultou na morte ou captura de vários dirigentes rebeldes.

Considerada pela União Europeia e os Estados Unidos como um grupo terrorista, a guerrilha Farc viu seu contingente cair de 17 mil combatentes em 2002, primeiro ano do governo de Uribe, para 9.000 na atualidade.

Juan Manuel Santos e Antanas Mockus, os dois principais candidatos à Presidência da Colômbia, estão empatados a uma semana da eleição, mostrou uma nova pesquisa Ipsos Napoleon Franco. Mockus, porém, lidera por pouco em um provável segundo turno.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host