UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 08h44 / Atualizada 24/05/2010 - 08h44

Bolsas na Ásia sobem após tombo da semana anterior; Nikkei recua

Por Aiko Hayashi

TÓQUIO (Reuters) - A maioria das bolsas de valores da Ásia encerraram a segunda-feira em alta, recuperando parte das perdas que levaram o indicador que reúne bolsas da região a recuar ao menor nível em oito meses na semana passada.

A volatilidade do mercado seguiu alta após a queda do euro para o menor patamar em quatro anos na semana passada e interesse dos investidores em reduzir risco de suas carteiras para esperarem a poeira baixar, afirmaram operadores.

"Os ganhos de hoje foram uma recuperação meramente técnica já que as quedas na semana passada foram muito grandes e muito rápidas", afirmou Eddy Chen, da First Finnacial, de Taiwan.

O índice MSCI que reúne mercados acionários da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia valorização de 0,96 por cento às 7h40 (horário de Brasília), depois de um início mais fraco que marcou o menor nível desde setembro de 2009.

A bolsa de XANGAI teve alta de 3,5 por cento, impulsionada pelo setor imobiliário depois de informação da mídia citar representante do governo de Pequim afirmando que um novo imposto recentemente discutido não vai entrar em vigor nos próximos três anos.

Investidores venderam ações de exportadores do Japão, fazendo o índice Nikkei da bolsa de TÓQUIO encerrar em queda de 0,3 por cento, depois de chegar a operar no menor nível em mais de cinco meses. A avaliação é que um iene mais forte vai limar os lucros futuros das companhias. Na semana passada, o Nikkei caiu 6,5 por cento, a pior queda semana em mais de um ano.

Enquanto isso, a bolsa de SYDNEY subiu 2,1 por cento impulsionada por investidores que buscaram pechinchas nos setores bancário e de mineração após uma ligeira melhora em Wall Street. Na sexta-feira, o mercado havia atingido o menor patamar em 10 meses.

A bolsa de SEUL avançou 0,3 por cento, enquanto HONG KONG teve valorização de 0,6 por cento. TAIWAN teve ganho de 1,2 por cento e CINGAPURA subiu 0,84 por cento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host