UOL Notícias Notícias
 
24/05/2010 - 20h52 / Atualizada 24/05/2010 - 20h52

Partido governista deve vencer eleição na Etiópia

ADIS-ABEBA (Reuters) - O partido governista do primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, deve ter uma vitória esmagadora em uma eleição nacional realizada em meio a acusações de que o governo teria reprimido os dissidentes.

Os resultados provisórios divulgados pelo conselho eleitoral da Etiópia mostraram nesta segunda-feira que a Frente Democrática e Popular Revolucionária Etíope (EPRDF) e aliados conquistaram um grande número de votos em nove das 11 regiões e cidades declaradas até o momento.

"Definitivamente, até este momento, a EPRDF venceu", disse a jornalistas o presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Merga Bekana.

Alguns analistas disseram que uma vitória convincente daria ao ex-líder rebelde a chance de acelerar o desenvolvimento no principal aliado regional de Washington e melhorar seu desempenho democrático antes de Meles deixar o cargo como planejado, em 2015.

Ma a extensão da vitória provisória deixou alguns etíopes preocupados sobre como a oposição reagiria.

Alguns líderes opositores começaram a reclamar que houve falhas antes de a urnas serem fechadas, alegando que a EPRDF intimidara e assediara críticos nos dias e meses anteriores à eleição.

Analistas disseram que se o pleito for aprovado pelos observadores da União Europeia na terça-feira de manhã, haverá pouco força para os críticos mobilizarem um desafio convincente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h20

    -0,07
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h29

    -0,06
    75.932,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host