UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 22h21 / Atualizada 25/05/2010 - 22h21

Israel bombardeia Gaza após ataques de militantes palestinos

GAZA (Reuters) - Israel lançou ataques aéreos sobre a Faixa de Gaza na madrugada de quarta-feira (horário local) depois que militantes palestinos dispararam um foguete e morteiros contra o país, afirmaram autoridades palestinas e militares israelenses.

Médicos palestinos disseram que uma dezena de pessoas ficou levemente ferida pelos destroços dos ataques aéreos. Não havia registros de vítimas do lado israelense.

Um grupo de militantes palestinos que se identifica com a Al Qaeda assumiu a responsabilidade por disparar o foguete e os morteiros contra Israel desde Gaza, região controlada pelo Hamas.

Fontes de segurança do Hamas afirmaram que os ataques aéreos israelenses atingiram um aeroporto desativado no sul da Faixa de Gaza e um campo de treinamento do Hamas no norte.

Um porta-voz militar israelense disse que a ofensiva aérea foi uma resposta aos ataques na fronteira e que os aviões de guerra tinham como alvo os túneis usados pelos militantes.

O Hamas, que tomou a Faixa de Gaza das forças leais ao presidente palestino Mahmoud Abbas em 2007, disse que chegou a um acordo com outros grupos militantes para suspender o lançamento de foguetes.

Porém, grupos menores têm disparado contra Israel, que acusa o Hamas por quaisquer ataques provenientes do território.

(Reportagem de Nidal al-Mighrabi)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host