UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 22h00 / Atualizada 25/05/2010 - 22h00

Peru liberta guerrilheira norte-americana após 15 anos

Por Teresa Céspedes e Eduardo García

LIMA (Reuters) - A Justiça do Peru concedeu nesta terça-feira liberdade condicional à norte-americana Lori Berenson, após cumprir 15 dos 20 anos de uma condenação pela acusação de colaborar com um grupo guerrilheiro no país.

A decisão foi tomada a pedido da defesa de Berenson, de 40 anos, detida em 1995 por colaborar com o Movimento Revolucionário Túpac Amaru (MRTA), de esquerda, ativo no Peru nas décadas de 1980 e 1990.

"O primeiro tribunal penal supraprovincial... resolve declarar procedente o benefício penitenciário de liberação condicional solicitado pela sentenciada Lori Berenson", disse um funcionário judicial ao ler a sentença.

Após a leitura, o Ministério Público e o procurador do Estado peruano apelaram da decisão, enquanto Berenson, que parecia magra e vestia calça marrom, camisa azul e um cachecol listrado, aceitou a decisão do tribunal.

A decisão acontece uma semana antes da visita oficial do presidente peruano, Alan García, aos Estados Unidos, onde planeja reunir-se com seu colega norte-americano, Barack Obama, em 1o de junho.

A mulher foi capturada enquanto viajava em um ônibus em Lima com a esposa de Néstor Cerpa, que liderou com outros rebeldes do MRTA a maior tomada de reféns da América Latina, em dezembro de 1996, em um assalto ousado à residência do embaixador japonês neste país.

Os reféns foram libertados quatro meses depois, após uma incursão militar espetacular que deixou 15 rebeldes, dois oficiais de segurança e de uma refém mortos.

Enquanto estava na prisão, Berenson casou-se com o guerrilheiro detido Aníbal Apari, com quem teve um filho no ano passado e é agora seu advogado no Peru.

Berenson e sua família alegam inocência e afirmam que ela só trabalhava com ativistas sociais progressistas e não com combatentes armados do grupo rebelde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host