UOL Notícias Notícias
 
25/05/2010 - 19h41 / Atualizada 25/05/2010 - 19h41

SAIBA MAIS-BP vai tentar "sufocar e matar" vazamento

(Reuters) - A partir de quarta-feira, a BP pretende tentar "sufocar" o enorme vazamento de petróleo no seu poço do Golfo do México, usando um procedimento chamado "top kill" ("matar por cima").

Ken Wells, vice-presidente de exploração e produção da BP, disse que o trabalho ainda pode ser adiado enquanto a empresa avalia suas chances de sucesso.

A seguir, a explicação de Wells sobre como a "morte por sufocação" ocorreria:

* A "lama" resultante da perfuração --um fluido mais pesado que o petróleo, que pode conter barita, argila e água-- é bombeada de um navio para uma plataforma marítima, e de lá descerá pelo cano da sonda até o leito marinho, 1.600 metros abaixo da superfície. O navio pode bombear quase 8.000 litros de lama por minuto, e está abastecido com 1,75 milhão de litros. Três outros navios carregados de lama aguardam nos arredores.

* A lama descerá pelo cano e entrará em mangueiras conectadas a um coletor no leito marinho, que direciona o fluido para outro conjunto de mangueiras, encarregadas de "sufocar e matar."

* As "mangueiras de sufocação" guiam o fluido através de válvulas no "blowout preventer" (válvulas de segurança antiexplosão), uma peça defeituosa do poço.

* Uma vez dentro do "blowout preventer," o fluido penetra no poço, abaixo do leito marinho. Se a operação tiver sucesso, a "carga hidrostática" (a força exercida por um fluido em descanso) vai resistir e superar o fluxo do óleo, "matando" o poço.

* Se o fluido não bastar para conter o petróleo, é possível injetar uma "dose" de materiais sólidos, como bolas de golfe e retalhos de borracha, para ajudar a colocar mais lama poço adentro.

* O procedimento inteiro pode levar de meio a dois dias.

(Reportagem de Kristen Hays)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h09

    0,13
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h18

    1,04
    63.912,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host