UOL Notícias Notícias
 
26/05/2010 - 22h42 / Atualizada 26/05/2010 - 22h49

Em SP, premiê turco diz que acordo com Irã é "solução" a impasse

SÃO PAULO (Reuters) - O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, considerou nesta quarta-feira que o acordo com o Irã mediado por Brasil e Turquia é uma "solução" para o impasse nuclear com Teerã e que ambos os países têm papel importante para a paz mundial.

"Brasil e Turquia assinaram, com sucesso, em parceria, (um acordo) em um assunto que incomodava a comunidade internacional há muito tempo: o programa nuclear iraniano", disse o premiê ao encerrar encontro empresarial entre Brasil e Turquia em São Paulo.

Apesar do comentário, Erdogan evitou falar mais do assunto e não conversou com jornalistas. Esta é a primeira visita de um premiê turco ao Brasil e ocorre duas semanas depois da assinatura, em Teerã, do acordo de troca de combustível nuclear mediado por ele e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

O Irã é acusado pelas principais potências de usar seu programa nuclear como disfarce para a produção de armas, o que Teerã nega.

Sob o acordo, o governo iraniano se comprometeu a enviar parte de seu urânio de baixo enriquecimento à Turquia para receber em troca o combustível especialmente processado para um reator de isótopos utilizados para fins medicinais cerca de um ano mais tarde.

No entanto, críticos do Ocidente afirmaram que o acordo ainda deixaria a República Islâmica com material suficiente para produzir uma bomba, se o urânio fosse enriquecido a um alto grau de pureza.

Poucas horas após o anúncio do pacto, as potências lideradas pelos Estados Unidos aprovaram o esboço da quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país.

O premiê deverá discutir com Lula na quinta-feira, em Brasília, as próximas etapas do acordo com Ahmadinejad.

(Reportagem de Hugo Bachega)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host