UOL Notícias Notícias
 
26/05/2010 - 22h10 / Atualizada 26/05/2010 - 22h10

Espanha autoriza primeiro transplante de pernas do mundo

MADRI (Reuters) - Autoridades médicas espanholas autorizaram nesta quarta-feira o primeiro transplante de pernas do mundo, informou o Ministério da Saúde e Política Social da Espanha.

O hospital universitário valenciano, onde a intervenção será feita, trabalhará em colaboração com a Fundação Pedro Cavadas, o cirurgião que fez há quatro anos o primeiro transplante de mãos da Espanha e em agosto o primeiro facial.

"Não se trata de fazer o primeiro, nem o segundo, nem o maior, nem o mais difícil. Trata-se de começar um tratamento que possa beneficiar um tipo de paciente em concreto", disse Cavadas à Televisão Espanhola.

A comissão que decide sobre transplantes no país tomou a decisão durante uma reunião ordinária depois de um relatório favorável que indicava que o paciente, uma pessoa jovem que sofre de amputação bilateral de pernas, carece de alternativa, já que não se adaptou à prótese, disse o ministério em nota a jornalistas.

O médico disse que agora é necessário esperar que apareça um doador compatível com o paciente para realizar a operação experimental, que seria a sétima realizada na Espanha de tecidos compostos, depois de três bilaterais de mãos e três de face.

(Reportagem de Itziar Reinlein)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host