UOL Notícias Notícias
 
27/05/2010 - 10h20 / Atualizada 27/05/2010 - 11h29

Zapatero cancela viagem ao Brasil, acompanha reforma trabalhista

MADRI (Reuters) - O presidente do governo espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero, suspendeu nesta quinta-feira uma viagem prevista ao Brasil para acompanhar de perto a situação na Espanha, em uma semana-chave para a reforma trabalhista com eventuais mobilizações dos sindicatos.

"Foi comunicado à noite ao presidente (brasileiro) Lula da Silva e o motivo é que ele quer seguir de perto o processo da reforma trabalhista e participar do conselho de ministros na sexta-feira", disse um porta-voz de Moncloa, o palácio presidencial do governo espanhol.

Zapatero presenciou nesta manhã a votação no Congresso de Deputados de seu plano de ajuste adicional para 2010 e 2011 e tinha previsto viajar na tarde de quinta-feira ao Rio de Janeiro para assistir a uma nova reunião da Aliança de Civilizações e realizar entrevista com o presidente Lula.

O presidente espanhol deu aos sindicatos e empresários um prazo até final de maio para fechar um acordo de reforma do mercado trabalhista. Se isso não ocorrer, o governo espanhol já disse que poderia impor mudanças unilaterais para fomentar a contratação no mercado trabalhista, onde o número de desempregados superou o do primeiro trimestre em 4,5 milhões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host