UOL Notícias Notícias
 
31/05/2010 - 15h14 / Atualizada 31/05/2010 - 19h47

Brasil chama embaixador de Israel e condena ataque a comboio

SÃO PAULO (Reuters) - O governo brasileiro demonstrou nesta segunda-feira "choque e consternação" com o ataque de Israel a um comboio de navios que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, e chamou o embaixador israelense no Brasil para manifestar "indignação" com o incidente.

A conversa entre o embaixador de Israel, Giora Becher, e a sub-secretária de assuntos políticos do Itamaraty, Vera Magalhães, durou cerca de uma hora e ocorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Segundo a representação israelense, o Itamaraty reiterou sua condenação ao ataque desta manhã e demonstrou preocupação com o futuro das negociações de paz com os palestinos. O enviado israelense afirmou que a ação humanitária tinha objetivo de "provocar" o Estado judeu.

"Não foi ação humanitária, mas foi uma provocação com intuito de apoiar o Hamas na Faixa de Gaza", disse Becher, de acordo com a embaixada de Israel.

Mais cedo, o Itamaraty havia expressado "choque e consternação" com o ataque e condenou, "em termos veementes", a ação israelense.

"Não há justificativa para intervenção militar em comboio pacífico, de caráter estritamente humanitário", disse a chancelaria em nota.

De acordo com a embaixada, Becher afirmou ter localizado a brasileira Iara Lee na lista de passageiros, mas que ela estava como cidadã norte-americana. No entanto, ele não tem informações sobre o estado de saúde da cineasta.

Israel impõe há anos um bloqueio comercial que limita o acesso de alimentos, remédios e produtos ao território palestino e impede a circulação de pessoas.

A condenação brasileira seguiu a reação mundial negativa à ação israelense contra a frota de navios que levava ajuda humanitária a Gaza e que matou ao menos nove ativistas.

(Por Hugo Bachega)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    0,17
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h03

    -0,59
    63.705,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host