UOL Notícias Notícias
 
02/06/2010 - 19h44 / Atualizada 02/06/2010 - 19h44

Poderoso ciclone Phet está a caminho do Golfo Pérsico

Por Saleh al-Shaibany

MASCATE (Reuters) - O ciclone tropical Phet se dirigia nesta quarta-feira à costa de Omã, no Golfo Pérsico, ganhando força rapidamente e previsto para se converter numa poderosa tempestade de categoria 5.

O Phet deve chegar a Omã em 30 a 36 horas, disse Mark Saunders, cientista responsável e diretor do projeto Risco de Tempestade Tropical, um departamento da University College de Londres.

"Tocará a terra como uma tempestade super ciclônica com uma velocidade de mais de 210 quilômetros por hora, já sendo categoria 4 ou 5", disse Saunders à Reuters por telefone.

Uma tempestade desta potência seria o suficientemente forte para danificar edifícios, árvores e infraestrutura, indicou. A televisão estatal disse que o governo pediu que a polícia e a força aérea retirassem as pessoas do extremo leste de Omã, onde as ondas alcançavam os oito metros de altura.

A companhia aérea nacional Oman Air disse que havia cancelado dois voos para que os aviões pudessem retirar as pessoas da ilha Masirah, que fica no litoral leste.

A tempestade é mais forte que o ciclone Gomu, que causou a morte de ao menos 54 pessoas em Omã e Irã em 2007, declarou Saunders.

O Phet chegará ao continente no extremo leste de Omã antes de voltar para o norte do oceano Índico e se dirigir ao Paquistão, segundo as previsões do departamento.

(Reportagem adicional de Martina Fuchs, em Dubai)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,13
    3,164
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h51

    2,13
    70.095,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host