UOL Notícias Notícias
 
03/06/2010 - 18h24 / Atualizada 03/06/2010 - 18h24

EUA confirmam cidadão americano entre mortos na costa de Gaza

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira que um cidadão norte-americano de origem turca está entre os nove mortos na ação militar israelense de segunda-feira contra uma frota naval que tentava chegar à Faixa de Gaza.

O porta-voz do Departamento, P.J. Crowley, identificou o ativista como sendo Furkan Dogan, de 19 anos, portador de dupla cidadania e residente em Troy, Nova York. Ele disse que Dogan morreu baleado, mas não quis comentar o relato da agência turca de notícias Anatolian segundo o qual o rapaz teria levado quatro tiros na cabeça e um no peito.

Todos os outros oito mortos no incidente são turcos.

Crowley disse que os EUA mantiveram vários contatos com Israel antes que a frota zarpasse para Gaza, onde pretendia entregar mantimentos, furando o bloqueio israelense ao enclave palestino, governado pelo grupo islâmico Hamas.

Israel alega que seus soldados agiram em defesa própria, pois foram agredidos ao descerem de um helicóptero no convés do navio Mavi Marmara.

De acordo com Crowley, os EUA estavam cientes de que a situação era delicada, e pediram que Israel agisse com "cautela e moderação."

(Reportagem de Andrew Quinn e Arshad Mohammed)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host