UOL Notícias Notícias
 
04/06/2010 - 08h46 / Atualizada 04/06/2010 - 08h46

Meirelles diz estar confiante sobre controle da inflação

BUSAN, Coreia do Sul (Reuters) - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira estar confiante sobre o controle da inflação e afirmou que o Brasil está contribuindo para a recuperação global por meio de um crescimento econômico sustentável.

"Nós já estamos agora em um processo de apertar a política monetária nas taxas de juros brasileiras, e estamos confiantes de que manteremos a inflação sob controle", disse Meirelles à Reuters nos corredores de uma reunião de ministros das Finanças e banqueiros centrais do G20.

A inflação está atualmente acima do centro da meta do ano, de 4,5 por cento do Banco Central, induzida principalmente pela forte demanda doméstica.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse recentemente que o Brasil pode crescer 7 por cento em 2010, e alertou sobre o risco de superaquecimento.

As nações desenvolvidas dependem cada vez mais de Brasil, China, Índia e Rússia --o quarteto de potências emergentes conhecido como Brics-- para sustentar a recuperação econômica global, enquanto a Europa luta para diminuir sua dívida.

Questionado se a zona do euro poderá continuar crescendo depois de implementar programas de austeridade para conter o contágio da crise de dívida da Grécia, Meirelles disse:

"É um desafio... Uma solução possível seria o compromisso muito claro com um programa fiscal que dê confiança de que funcionará bem, e o pacote global, da Europa e do FMI, daria esse tipo de confiança de forma que os mercados voltem ao normal."

Meirelles reconheceu a crescente influência do Brasil e de outros países emergentes, mas não quis dizer se essas nações poderiam fazer mais para ajudar a recuperação global.

"Em um momento em que a economia global ainda está batalhando para entrar em uma recuperação autossustentável, essas economias emergentes estão em um recuperação autossustentável, o que significa que é um fator importante hoje."

(Reportagem de James Pomfret)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host